Faz alguns dias que venho vendo na internet, em diversos portais de esporte, um link de um blog de um tal de Odir e ao lado uma breve descrição dizendo:
"Agora é serio estive lendo a matéria do Odir cunha e que acredito ser santista e o que ele defende é o q realmente esta acontencendo
Diga não à espanholização. Não veja Flamengo e Corinthians é um absurdo
todo esse favorecimento da midia #euNãoAssistoGAMBA&URUBU".
Pois eu entrei no link para ver do se tratava e, óbviamente sem muita surpresa, me deparei com uma desesperada tentativa de boicotar Corinthians e Flamengo. A coisa funciona assim: o autor do texto, um santista desses comuns, de muita idade, avisa sobre o perigo da "espanholização do futebol". Ele alega que as cotas de tv superiores que SCCP e CRF recebem, com o passar dos anos aumentará a lacuna que separa esses dois clubes do resto do país. Ele entende que por receberem (muito) mais dinheiro da Globo, SCCP e CRF farão melhores contratações, se estruturarão melhor e consequentemente ganharão mais títulos. Isso faria suas torcidas aumentarem gradativamente em detrimento das demais, que com a ausência de títulos e craques acabariam por se transformar em meros figurantes do futebol brasileiro.
Esse processo aconteceu na Espanha, onde Real Madrid e Barcelona somam 58% dos torcedores do país e o santista crê que as cotas da Globo desencadeariam o mesmo processo aqui. Pra evitar isso, ele propõe que torcedores que não torçam nem pra Corinthians nem pra Flamengo, boicotem a Globo e não assistam mais aos jogos dos 2 clubes, fazendo assim, cair a audiência de ambos que segundo ele só são as maiores devido aos "antis" que assistem para torcer contra.
Pois então vamos ver o OUTRO LADO da conversa:
O Corinthians tem uma audiência estratosférica porque os outros torcedores assistem pra "secar", certo? Então de qualquer modo, quem atrai a audiência é o Corinthians.
As cotas de tv são injustas e deviam ser divididas em partes iguais? Então tá. Quer dizer que Corinthians e Flamengo dão em média 45 pontos de audiência num domingo a tarde e geram (por exemplo) 10 milhões de reais em propaganda para a tv Globo por jogo. Pressupondo que tenhamos 20 transmissões por ano, são 200 milhões, certo? Ok, agora vamos aos "outros". Suponha que o Santos esteja jogando tambem em um domingo a tarde. Com Neymar em campo e tudo, dá em média 12 pontos de audiência e gera 1,8 milhão de reais por jogo. 20 jogos = 36 milhôes / ano.
A cota que SCCP e CRF recebem é de 114 milhões ao ano, ou seja, metade do que geram. Já o Santos que está na faixa mais abaixo da cota, recebe 70 milhões ao ano, ou seja, o DOBRO do que gera.
Isso é JUSTO?
Quer dizer que os dois maiores clubes do país tem que sustentar todos os outros clubes da série A do Brasil? Esse tempo acabou...
Até 2010, o Corinthians que lota estádio todo jogo, que vende mais camisa que todo mundo, que vende mais pay-per-view que todo mundo, que tem o maior patrocínio de camisa do país e que dá A MAIOR AUDIÊNCIA DO FUTEBOL na tv aberta, recebia a mesma quantia (que por sinal era ridícula, cerca de 30 milhões/ano) que os outros 5 clubes de maior torcida do país. Isso sim era um absurdo! O 5º colocado no ranking das torcidas (Vasco) tem 7 milhões de torcedores, são 23 milhões à menos que o Corinthians. Dá pra comparar a receita que cada um gera na tv, óbvio que não!
O acerto foi feito assim e cada um recebe aquilo que dá de retorno, quem não está satisfeito que procure formas de aumentar sua torcida ou diferentes fontes de renda. O que não pode é continuar essa putaria de todo mundo se fazer de coitadinho e colocar SCCP e CRF como vilões de tudo. Cada presidente de clube ASSINOU E CONCORDOU com a proposta da Globo então que vão chorar na puta que pariu!
E quem não é corinthiano nem devia assistir aos jogos do Corinthians, assistem porque são tudo uns pau-no-cú invejoso. Nós não precisamos de vocês pra dar audiência, só a nossa torcida já gera renda suficiente pra gente passar por cima de qualquer clubinho de bosta desse país...
Portanto, vão se fuder!
E VAI CORINTHIANS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário