segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

À que ponto chega o desespero






Faz alguns dias que venho vendo na internet, em diversos portais de esporte, um link de um blog de um tal de Odir e ao lado uma breve descrição dizendo: 
"Agora é serio estive lendo a matéria do Odir cunha e que acredito ser santista e o que ele defende é o q realmente esta acontencendo
Diga não à espanholização. Não veja Flamengo e Corinthians é um absurdo
todo esse favorecimento da midia #euNãoAssistoGAMBA&URUBU".


Pois eu entrei no link para ver do se tratava e, óbviamente sem muita surpresa, me deparei com uma desesperada tentativa de boicotar Corinthians e Flamengo. A coisa funciona assim: o autor do texto, um santista desses comuns, de muita idade, avisa sobre o perigo da "espanholização do futebol". Ele alega que as cotas de tv superiores que SCCP e CRF recebem, com o passar dos anos aumentará a lacuna que separa esses dois clubes do resto do país. Ele entende que por receberem (muito) mais dinheiro da Globo, SCCP e CRF farão melhores contratações, se estruturarão melhor e consequentemente ganharão mais títulos. Isso faria suas torcidas aumentarem gradativamente em detrimento das demais, que com a ausência de títulos e craques acabariam por se transformar em meros figurantes do futebol brasileiro.
Esse processo aconteceu na Espanha, onde Real Madrid e Barcelona somam 58% dos torcedores do país e o santista crê que as cotas da Globo desencadeariam o mesmo processo aqui. Pra evitar isso, ele propõe que torcedores que não torçam nem pra Corinthians nem pra Flamengo, boicotem a Globo e não assistam mais aos jogos dos 2 clubes, fazendo assim, cair a audiência de ambos que segundo ele só são as maiores devido aos "antis" que assistem para torcer contra.


Pois então vamos ver o OUTRO LADO da conversa: 
O Corinthians tem uma audiência estratosférica porque os outros torcedores assistem pra "secar", certo? Então de qualquer modo, quem atrai a audiência é o Corinthians. 
As cotas de tv são injustas e deviam ser divididas em partes iguais? Então tá. Quer dizer que Corinthians e Flamengo dão em média 45 pontos de audiência num domingo a tarde e geram (por exemplo) 10 milhões de reais em propaganda para a tv Globo por jogo. Pressupondo que tenhamos 20 transmissões por ano, são 200 milhões, certo? Ok, agora vamos aos "outros". Suponha que o Santos esteja jogando tambem em um domingo a tarde. Com Neymar em campo e tudo, dá em média 12 pontos de audiência e gera 1,8 milhão de reais por jogo. 20 jogos = 36 milhôes / ano.
A cota que SCCP e CRF recebem é de 114 milhões ao ano, ou seja, metade do que geram. Já o Santos que está na faixa mais abaixo da cota, recebe 70 milhões ao ano, ou seja, o DOBRO do que gera.
Isso é JUSTO?
Quer dizer que os dois maiores clubes do país tem que sustentar todos os outros clubes da série A do Brasil? Esse tempo acabou...
Até 2010, o Corinthians que lota estádio todo jogo, que vende mais camisa que todo mundo, que vende mais pay-per-view que todo mundo, que tem o maior patrocínio de camisa do país e que dá  A MAIOR AUDIÊNCIA DO FUTEBOL na tv aberta, recebia a mesma quantia (que por sinal era ridícula, cerca de 30 milhões/ano) que os outros 5 clubes de maior torcida do país. Isso sim era um absurdo! O 5º colocado no ranking das torcidas (Vasco) tem 7 milhões de torcedores, são 23 milhões à menos que o Corinthians. Dá pra comparar a receita que cada um gera na tv, óbvio que não! 
O acerto foi feito assim e cada um recebe aquilo que dá de retorno, quem não está satisfeito que procure formas de aumentar sua torcida ou diferentes fontes de renda. O que não pode é continuar essa putaria de todo mundo se fazer de coitadinho e colocar SCCP e CRF como vilões de tudo. Cada presidente de clube ASSINOU E CONCORDOU com a proposta da Globo então que vão chorar na puta que pariu!


E quem não é corinthiano nem devia assistir aos jogos do Corinthians, assistem porque são tudo uns pau-no-cú invejoso. Nós não precisamos de vocês pra dar audiência, só a nossa torcida já gera renda suficiente pra gente passar por cima de qualquer clubinho de bosta desse país...




Portanto, vão se fuder!


E VAI CORINTHIANS!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Estou de volta! Dei uma parada nos posts porque minha vida está de cabeça para baixo e também porque convenhamos, dezembro é um mês morto (futebolísticamente falando) e não tem muito assunto...
Mas tentarei manter uma regularidade daqui para frente. 


A NOVELA


A negociação do meia argentino Montillo pelo SCCP está dando muito pano pra manga na mídia nos últimos dias. A diretoria cruzeirense entende que o jogador foi aliciado pelo clube paulista, que negociou salários e luvas com o jogador antes de procurar o Cruzeiro.
Até certo ponto, entendo que esse tipo de negociação não é a mais correta, mas não admito que venham vomitar agora que o Corinthians é um clube de safado. Essa é uma prática comum à TODOS os clubes do mundo e principalmente do Brasil, então por favor, enfiem a hipocrisia em vossos rabos mineiros!
Anos atrás o SPFC era conhecido por contratar jogadores assim, inclusive da base de outros clubes, o Palmeiras está aí pra confirmar. Isso só pra citar um exemplo, porque casos assim são cotidianos. 
O fato é que o Cruzeiro demorou pra concretizar o negócio e o seu ex-presidente saiu deixando para trás uma administração desastrosa. Resultado, a bomba caiu no colo do seu novo mandatário, Dr Gilvan, que se viu obrigado a dificultar e expor o SCCP como vilão para tentar limpar um pouco a barra com a torcida do cruzeiro. 
Soma-se à isso um certo complexo de inferioridade por parte dos mineiros, que não compreendem como um time vitorioso, bi-campeão da Libertadores, é tratado como inferior em relação aos clubes de SP e Rio. Ninguém explicou pra eles a diferença entre grandeza esportiva e grandeza de marca, mas tudo bem. Ninguém jamais colocou o Cruzeiro como um time pequeno, porém, sua "marca" é pequena. Por quê? Eu explico: Porque não tem exposição. Porque não vende... É fácil entender. Se você pesquisar qualquer blog do GE por exemplo, em TODOS tem comentarios sobre o Corinthians e Flamengo. Sem exceção. Agora procure no blog do Goiás, uma citação sobre o Cruzeiro, ou Coritiba, ou Bahia... Pode fazer o mesmo em qualquer blog. Esses nomes só aparecerão caso esses clubes estejam negociando (ou brigando mesmo) com o clube dono do blog, caso contrário, nem sombra... E isso expõe a marca do clube. Mesmo que falem mal de A ou B, seu nome estando na mídia gera arrecadação. Sua imagem é divulgada e com ela vão as dos patrocinadores, que lucram mais e PAGAM mais caro pra atrelar seu nome ao do clube com maior exposição. Simples né? Parece que pra muitos não...
Pra ser sincero, a proposta do SCCP (10 milhões de Euros) pelo Montillo é sensacional, e o Cruzeiro sabe disso. Eles têm total conhecimento de que esse valor, por um jogador de 28 anos, não vai surgir outra vez. Mas vão dificultar ao máximo a saída do atleta porque os torcedores, como sempre alienados e radicais não admitem perder o jogador para o Corinthians (eles concordam que se venda para o SPFC ou para qualquer outro). O empecilho aí, é que a proposta feita pelo rival do Jd. Leonor é menor tanto para o clube quanto para o Montillo. O jogador, aliás, sequer deu atenção à proposta quando viu os valores extipulados. 
Pra fechar o assunto, o Cruzeiro está entre a cruz e a espada. Ou vende e faz um puta negócio, ou segura, faz a torcida feliz por um mês, se vira para aumentar o salário do Montillo (que exigiu o aumento) e passa mais um ano na draga. O bairrismo e o ódio que sentem pelo Corinthians só fará se afundarem mais. 




Sinal amarelo


Dia 11/02 tem eleições no Corinthians. Mário Gobbi é o mais cotado para assumir a presidência e isso me preocupa. Nem tanto pela administração, que tenho a sensação que continuará pelo mesmo caminho adotado por Andrés, mas pela pessoa de Gobbi. Sempre foi um sujeito meio coronelista e elitista e esses adjetivos nunca foram, nem nunca serão bem quistos pela torcida nem farão jus à história do meu Coringão. É bom ficar esperto. 


(lembram-se do episódio "o torcedor de arquibancada é burro"? Eu lembro...)


E VAI CORINTHIANS!